quarta-feira, 13 de junho de 2007

Crescer ou não crescer?


Florianópolis está divida. De um lado existe a preocupação com o meio ambiente, de outro o futuro comercial da capital também está em vigência. E é exatamente o futuro da cidade que está em jogo. A lei ambiental permitindo a construção do Iguatemi em um lugar que até então era Área de Preservação Permanente (APP), é um tema que tem gerado muita polêmica.


A operação Moeda Verde realizada no dia 3 de maio, foi só o início de uma longa investigação, e esta ordem judicial resultou na prisão temporária de 22 pessoas. Os moradores de Florianópolis são críticos quanto o do Shopping Iguatemi, e a sociedade está dividida.


Para a estudante de hotelaria Simone Muszynski o evento independe da localização. " Sendo área de preservação ou não, foi permito a contrução do Iguatemi. Neste momento o shopping está construído e pronto.Já que já foi devastado, pelo menos que se faça algo em prol da educação", diz a estudante. Não é possível mudar o local do shopping." Se existe um espaço disponível para estar conscientizando a população, então que assim seja. Agora o processo não pode ser revertido", acrescenta a jovem de 21 anos.


Segundo o site da Associação Catarinense de Preservação da Natureza, o prefeito da Capital
afirmou que "não tem nada a esconder" e confirmou que esteve em Porto Alegre tratando da liberação do sistema viário de acesso ao Shopping Iguatemi. Berger disse considerar "normal" o fato de ter defendido o empreendimento.

A sociedade está envolvida em um processo muito mais complexo do que imagina-se. O que leva muitas pessoas a virem para Florianópolis?
Floripa tem como diferencial a qualidade de vida . Quem chega na cidade se encanta, e digamos de passagem não quer mais ir embora. Este cenário de 42 belas praias, pouca violência, baixa poluição, é o que têem atraido pessoas de diversos estados e empreendedores de outros lugares do Brasil.


No entanto, para atender este público que vive e visita a cidade o ano inteiro começaram a surgir os grandes projetos arquitetônicos. O empreendimento Iguatemi é apenas um exemplo deste conflito de valores que a cidade está vivendo. O futuro da capital será definido em breve. É possível crescer respeitando as próprias limitações da ilha de SC?

4 comentários:

rodrigotramonte disse...

Oi Lu,
me sinto obrigado a assinar embaixo contigo, Floripa tá cada vez mais urbana e menos litorânea, justamente por causa desse povo de fora q acha q aqui é o Paraíso... o pessoal parece q esquece q aqui é uma cidade com os mesmos problemas q as outras, a única diferença é q aqui tem 42 praias, e nem todas impróprias pra banho...
O fato de construírem mais shoppings por aqui nem é tão nocivo, pois na nossa condição de cidade turística é até obrigatório ter mais opções de lazer além da praia, mas a urbanização realmente precisa ser planejada com mais respeito ao meio ambiente...
Bjos :-*

Francine disse...

Oi lindaaa! Adorei seus textos... Boa semanaa!

Anônimo disse...

Leticia
Sustentabilidade ambiental é uma questão de ética.


Parabéns Lú pelo tema.

Unknown disse...

Matéria muito interessante Lu. Principalmente pela realidade dos novos empreendimentos e a repercursão da operação "Moeda Verde" da PF. Parabéns pelo blog. Tá show! Grande beijo.